sexta-feira, 20 de março de 2009

Plano de aula - Plantas

Plano de Aula

As Partes das Plantas

Disciplina: Ciências
Português
Matemática
Serie: 2° ano


Objetivos:
Desenvolver a linguagem oral
Aprimora a grafia das palavras
Identifica as diversas partes das plantas
Diferenciar as funções das partes da plantas
Resolver desafio envolvendo as operações: adição, subtração, divisão, multiplicação
Incentivar a Preservação das plantas
Conteúdo:
Todo o conteúdo será aplicável a todas as disciplinas, sendo trabalhado de maneira simples objetiva, sendo direcionado de acordo com o que os alunos forem fornecendo, seu interesse idéias e motivação.
Organização do espaço: Para o desenvolvimento deste tema, as aulas serão dividas em períodos na sala de aula (sendo este ambiente modificado de acordo com a abordagem do dia) e outros nas diversas dependências da escola.

Sugestão de Materiais: texto sobre as plantas; gravuras de plantas, envelopes feitos de folha sulfite, folhas de plantas diferentes, papel grafite, alpiste, floreira, lápis de cor, canetinha, fita durex
Período de Aplicação: Um mês
Avaliação: Avaliação será feito no decorrer do desenvolvimento, através do trabalho e grupo e individual de cada criança

Desenvolvimento:
Nota: todo o desenvolvimento descrito será realizado no decorrer da semana, entre as demais disciplinas, abrindo precedentes para a realização de outras atividades relacionadas no decorrer do mês.

1. Dinâmica de Sondagem: Com a turma sentada em circulo colocarei diversos envelopes fechados (contendo uma gravura de uma planta) no centro do circulo para que cada criança escolha o seu, após todos pegarem, abrir seu envelope e mostrar sua figura para os colegas, será feitas algumas perguntas, para verificar qual o conhecimento cada uma tem sobre o tema.
- Que tipo de figura estava no envelope? - O que vocês podem-me falar sobre a gravura? - Quem tem plantas em casa? - Se tem como é feito todo cuidado dela? –Já ouviram e viram na TV alguma reportagem sobre as plantas?

2. O Trabalhando com texto: A partir das gravuras cada um irá procurar o colega que tem gravura igual para formar grupos, apresentar o texto distribuindo cópias entre eles, propiciar momento de leitura e conversação entre os grupos.

3. Trabalhando com o grupo: distribuir um texto pequeno contendo algumas curiosidades e história a respeito da planta da gravura que eles escolheram oferecer material (canetinha, lápis de cor) para que o grupo possa passar para o papel grafite um desenho da planta que eles escolheram após tudo pronto organizar para que cada grupo apresente para os demais o desenho e o que descobriram sobre sua gravura.

4. Proposta: propor para as crianças a elaboração de um pequeno jardim para cultivar, porém feito em floreiras e com alpiste de passarinho por crescer mais fácil mente dentro do período que estivermos abordando o tema, dando a sugestão do cultivo individual ou em dupla, solicitar aos pais através de um informativo falando sobre a abordagem do tema e a necessidade de arrecadar uma quantia x em dinheiro para comprarmos as floreiras, deixar em aberto sugestões de outro recipiente que poderia ser utilizado.

5. A Escola: Programar com a turma um passeio pela escola para verificarmos quais os tipos de plantas tem em nossa escola e em que estado encontram-se essas plantas, procurar saber se há um jardineiro na escola e se houver que ele possa vir falar com as crianças, levantando a possibilidade de elas ajudarem a plantar algumas mudas de árvores. Pedir as elas que recolham folhas caídas das plantas encontradas para que possamos saber mais sobre elas.

6. Sala de aula: Já em sala conversar a respeito do passeio pela escola, pedir para que as crianças se reúnam em seus grupos e discutam o que viram e elaborem juntas; um texto em seu caderno de português, idéias e sugestões do que pode melhorar no cultivo das plantas da escola de que maneira eles podem conscientizar as outras turmas sobre a importância da fauna em nossa escola e no restante do planeta. Convidar a supervisora para estar presente neste momento para ouvir as idéias e observações das crianças
Nota: importante, que as crianças sintam-se valorizadas e motivadas na prática de preservação do ambiente escolar e tudo que os cercam.

Sugestões de Atividades de acordo com cada disciplina:

· Matemática:
-Acompanhamento do tempo de crescimento das sementes de alpiste,
-Pedir para que elas tragam uma pesquisa de preço do valor da floreira e do alpiste no comércio próximo de casa.
- Realizar junto à turma a comparação de valores, onde esta mais em conta efetuar a compra do material

· Português:
- Criar um diário individual, no final de cada aula reservar um momento para que cada criança faça seu relato pessoal,
- Trabalhar a escrita do nome das plantas que eles conhecem,
- Elaborar lista de melhorias da fauna da escola,
- Trabalhar com textos de jornais e revistas que falem sobre as plantas,
- Pesquisar no dicionário nomes e palavras novas,

· Ciências:
- Direcionar para que cada grupo pesquise sobre uma função das plantas,
- Trabalhar o cultivo das plantas,
- As plantas e as estações;
- O que é raiz o que é semente;
- Plantas frutíferas, plantas ornamentais
· História:
- Pesquisar sobre a idade das árvores,
- As árvores de nossa comunidade,
- Pesquisar junto ao jardineiro da escola, como foi à escolha das plantas para a escola,
· Geografia:
- Pesquisar com eles de que forma a prefeitura cuida das árvores da comunidade,
- Propor passeio pelo bairro para saber como anda as plantas,quais casas tem jardins,
- Se possível realizar entrevista com os moradores que participam do concurso de jardins,
· Artes:
- Propor a professora de artes uma parceria para trabalhar com os materiais que eles forem recolhendo (folhas secas, gravetos, flor)
- Desenhos livres
- Confecção de cartazes relacionados ao tema para enfeitar o mural da escola,

10 comentários:

  1. Adorei o seu plano, sou pedagoga, e simplismente amem o seu trabalho. Continue assim muitos professores depende do seu trabalho. beijos.
    Rose

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse plano,sou aluna do 3º periodo de pedagogia........ continue postando pq direto ou indiretamente vc ajunda muito.bjus

    ResponderExcluir
  3. muito bom, realmente muito criativo.obg

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu plano, com certeza estará ajudando muitos professores a desenvolver seus planos de aula também.

    ResponderExcluir
  5. otimo, gostei muito, serviu para muitas aulas minhas, vc esta de parabens.

    ResponderExcluir
  6. otimo, gostei muito, serviu para muitas aulas minhas, vc esta de parabens.

    ResponderExcluir
  7. ADIMIRO PESSOAS INTELIGENTES .ME AJUDOU BASTANTE .ABRACOS

    ResponderExcluir